quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Cooperativa de Januária ultrapassa fronteiras e chegam ao Japão



Foto: Cida Santana


Com o suporte do Sebrae Minas a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas do Vale do Peruaçu (Cooperuaçu) garante trabalho e sustentabilidade para moradores de 12 comunidades do município de Januária e tem 60 integrantes, sendo a maioria mulheres que vivem da agricultura familiar e produzem polpas e outros derivados dos frutos do cerrado que tem o pequi como carro-chefe dos frutos coletados. Além de Januária, a Cooperuaçu conta com a participação de agricultores familiares dos municípios de Itacarambi, São João das Missões, Cônego Marinho, Bonito de Minas e Miravânia.

O coordenador de trabalhos da Cooperuaçu, Joel Araújo Sirqueira, destaca que o apoio do Sebrae Minas tem sido fundamental para o crescimento da entidade e para a melhoria de vida dos agricultores extrativistas. “ O Sebrae trouxe o conhecimento para dentro da cooperativa. Por meio de capacitações, consultorias e promoção de eventos, o órgão nos proporciona um caráter profissional. Isso nos dá visibilidade e cria a perspectiva de um crescimento maior” enfatiza Joel.

Vendas

O bom trabalho e a organização da Cooperuaçu ganharam credibilidade e conquistou o outro lado do planeta. “Conseguimos uma parceria com a Central do Cerrado, uma cooperativa que trabalha com frutos do cerrado o que nos ajudou a alçar um voo mais alto. Produzimos o creme de pequi e enviamos algumas receitas para o Japão. Eles aprovaram e, recentemente, nos pediram uma carga bem maior. Agora estamos preparando para conseguir atender a essa demanda”, destaca o coordenador da Cooperuaçu, Joel Sirqueira.  

No Brasil, os produtos do cerrado são comercializados em diversas cidades mineiras como Montes Claros, Coronel Fabriciano, Lagoa Santa e Belo Horizonte e também nos mercados de Brasília e São Paulo. Para aumentar os contatos, adquirir experiência e expor os seus produtos, a cooperativa participa de várias feiras, entre elas a Feira Mundial de Cooperativismo, realizada anualmente em Santa Maria-RS. 

Fonte: Sebrae MG                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário